Lavar o carro não só é desejável, como também fundamental para mantê-lo em bom estado. O interior limpo, de forma geral, garante que o carro se mantenha em boas condições de uso, e evita que partículas nocivas à saúde se acumulem. Já a limpeza da lataria impede que detritos fixem-se no veículo, evitando manchas, e até ferrugem.
Além do mais, um carro em boas condições mantém o seu valor de mercado, evitando que você perca dinheiro na revenda. Então, para ajudá-los a limpar o carro da forma mais eficiente possível, trouxemos este artigo com algumas dicas exclusivas, acompanhe:
O que usar?
Para limpar o carro é necessário utilizar os materiais corretos, principalmente para evitar causar danos no veículo. Existe toda uma linha de panos, sabões, buchas e outros itens exclusivos para carros, mas se você não possuir nenhum deles não tem problema.
Para a limpeza externa do carro, o indicado é um detergente neutro, água e uma bucha macia, ou o lado amarelo da bucha comum.
Para limpeza externa é necessário um pano macio, um borrifador de água, e caso seja necessário lavar os bancos de couro, pode ser utilizado um sabão de coco neutro.
Evite usar qualquer coisa fora desta lista que não seja específica para veículos, já que as chances de manchas ou arranhões são altas.
Limpando o carro:
A limpeza do carro deve começar por fora, já que a sujeira externa pode atrapalhar na hora da limpeza interna.
Desta forma, procure uma sombra, já que lavar o carro no sol pode deixar manchado de sabão mal enxaguado, e vamos começar:
- Limpeza externa:
A limpeza externa é a mais fácil, basta jogar água, o detergente neutro, e esfregar com a bucha macia. Você ainda pode optar por um pulverizador com espuma, assim, só será necessário passar a bucha.
Foto: Amazon.
Além é claro, de ajudar a economizar na conta de água.
A sujeira mais pesada do carro fica localizada na parte de baixo e nas rodas, então de um foco especial para esta área. Depois é só secar com um pano macio para evitar possíveis arranhões na lataria.
Lavar o capô é necessário, porém, nunca jogue água diretamente no motor. A lavagem dos motores deve ser feita por profissionais, já que isso pode danificar o carro permanentemente.
- Limpeza Interna:
Retire primeiramente os tapetes e lave-os normalmente, com bastante água, sabão e esfregue com vontade. Depois é só deixar no sol secando.
Depois disso, dê uma boa aspirada no interior, nos bancos, no chão, em lugares de difícil acesso, e até mesmo no teto! Depois de aspirar tudo, está na hora da limpeza mais pesada.
Misture em um borrifador de água um pouco de detergente neutro, água e se quiser um pouquinho de amaciante. Depois é só espirrar no teto, e passar um pano por cima.
Para bancos de tecido, o detergente neutro também pode ser utilizado, mas é mais recomendado um limpador de estofados de uso geral. Aplique um pouco sob a superfície, deixe o produto agir por alguns minutos e depois retire o excesso só com um pano. Evite fazer força ou criar atritos, isso pode danificar o seu banco.
Caso a superfície esteja muito suja, repita o processo diversas vezes, até obter o resultado desejado.
Nos bancos de couro, a poeira e os ácaros não ficam acumulados, sendo necessário uma limpeza diferente. Neste caso, pode-se usar um pano macio, água e sabão de coco (ou detergente neutro), esfregue gentilmente até retirar a sujeira.
Depois é só passar um pano seco. É aconselhado a hidratar o banco para que ele não rache com o tempo, e acabe prejudicando o interior do carro. Nestes casos, existem hidratantes específicos que são vendidos em lojas automotivas.
Não utilize produtos agressivos que contenham álcool ou tiner, eles irão danificar e rachar o seu banco.
Para a limpeza dos plásticos do painel, deve-se tomar o mesmo cuidado. Produtos à base de álcool irão danificá-lo com o tempo, principalmente pela longa exposição ao sol.
Desta forma, utilize um pano úmido para retirar a sujeira, e busque soluções hidratantes automotivas especializadas. Estes produtos além de tratar, protegem e dão um brilho extra ao interior do seu veículo.
Nos vidros a solução pode ser a mesma, ou até mesmo produtos utilizados para limpar janelas, lembre-se de enxaguar bem para evitar manchas.
No mais, detalhes em metais podem ser polidos com produtos específicos, e o ar-condicionado pode ser higienizado com um spray encontrado em lojas especializadas.
Por fim:
Por fim, realize esse processo pelo menos uma vez por mês, ou sempre que sentir necessário. Você pode ainda contar com a ajuda de profissionais para higienizar o seu carro, além da lavagem comum, ela garante uma proteção extra!
Não deixe de conferir nossas outras dicas para manter seu veículo em dia aqui no blog, inclusive sobre legislações e documentos.
Se precisar de mais informações, acesse nossos outros artigos, mas se precisar de placas MercoSul, não deixe de conferir nosso site clicando (aqui). Somos uma estampadora credenciada pelo DETRAN e ajudaremos você em todo este novo processo!
